A Mentira (Easy A, 2010) | 05 Motivos para Ser Seu Filme Favorito | Blog #tas

A mentira (Easy A, 2010) | 05 Motivos para Ser Seu Filme Favorito | Blog #tas

A Mentira (Easy A, 2010) traz Emma Stone protagonizando cenas icônicas e 05 motivos para ele fazer parte de sua lista de filmes favoritos. Descubra agora.


Seria trágico se não fosse hilário. Uma pequena mentira mudar radicalmente a vida de alguém, e mais ainda, a sua reputação. O segredo é não deixar se abalar com a situação. Como dizem: "se a vida de der limões, faça uma limonada" - ou uma caipirinha, se tiver ousadia. E foi justamente isso que Olive (Emma Stone) fez, mas o que ela não imaginava era que inocentes seriam afetados com sua coragem e ousadia.


Emma Stone é Olive a Profissional da Mentira | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Emma Stone é Olive a Profissional da Mentira | A Mentira - 2010)

#Enredo

A odisseia se inicia quando Olive é convidada pela sua melhor amiga, Rhiannon (Alyson Michalka), a acamparem no fim de semana. Devido uma experiência não muito boa com os pais de Rhiannon, Olive inventa uma desculpa dizendo que não poderá acompanhá-los porque já tinha um compromisso - um encontro com um amigo fake da faculdade em que seu irmão estuda. A mentirinha colou e Olive passou o fim de semana em sua casa.

Ao retornar na segunda-feira, Rhiannon pergunta à ela como foi o encontro e queria os detalhes. Após tanta insistência, e para ser mais convincente, ela acaba contando que ela perdeu sua virgindade com o amigo fake do irmão e conta todos os detalhes sórdidos que não existiu - se tá na chuva, é para se molhar. Né verdade?


Alyson Michalka e Emma Stone | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Alyson Michalka e Emma Stone | A Mentira - 2010)

O que Olive não esperava era que Marianne (Amanda Bynes), uma fanática religiosa, tivesse escutado sua conversa com a amiga e iria espalhar a história para o colégio. Nossa protagonista que antes passava despercebida, ganhou uma grande notoriedade entre os alunos. Ao mesmo tempo que gostava da situação, ela se sentia mal com a popularidade sustentada a base de um mentira. Mesmo assim, ela continuou com a história.

Um amigo gay de Olive, Brandon (Don Byrd), toma conhecimento de sua mentira e pede que ela o ajude a parar com as perseguições que vem sofrendo por sua orientação sexual. Sensibilizada com a situação do amigo, ela topa e os dois fingem uma transa animal durante uma festa. O plano deu certo, porém nossa heroína nunca imaginou que mais essa mentirinha entraria para conta de sua popularidade com tanta força. 


Don Byrd e Emma Stone | A Mentira -2010 | Blog #tas
(Don Byrd e Emma Stone | A Mentira -2010)

Os excluídos do colégio descobrem a sua força e capacidade de elevar o status de alguém, então passaram a procurá-la para pedir o mesmo favo. Olive aceita desde que houvesse algo em troca. Afinal era preciso tirar alguma vantagem para manter a imagem de "Bitch" no colégio. Sendo assim, Olive passa a cobrar pelos serviços e se torna uma mentirosa de aluguel. Mas como a vida é feita de escolhas, e toda escolha tem suas consequências, nossa profissional da mentira passa a sentir o peso árduo deste caminho sem volta. Ela só percebe que perdeu o controle da situação quando começa a magoar pessoas que ela gosta - tendo que ralar muito para reparar os danos causados.


Penn Badgley e Emma Stone | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Penn Badgley e Emma Stone | A Mentira - 2010)

#05 Motivos para "A Mentira" ser seu Filme Favorito

Apesar de ser uma comédia, A Mentira é um filme estrategicamente genial consegue sincronizar elementos engraçados e reflexivos em torno da postura do indivíduo na sociedade. Afinal toda história tem sua moral. 

Sendo assim, confira abaixo 05 Motivos de para "A Mentira" entrar na sua lista de filmes favoritos.

01 - Performance Icônica de Emma Stone em  "Pocketful of Sunshine"


É uma das cenas que marcam logo de cara. Após chegar em casa Olive encontra um envelope de sua avó com dinheiro e um cartão musical contendo o refrão de "Pocketful Sunshine", da cantora Natasha Bedinfield. A garota ao escutar, faz uma cara de desprezo e diz que a música é horrível. Só que como todo mundo, ela paga com a língua o desdém, e passa o fim de semana inteiro cantando “Pocketful Sunshine”. Entenda agora o porquê esta cena se tornou icônica com o vídeo abaixo.



02 - Os efeitos de uma mentira


Apesar de acreditar que trilhou um caminho sem volta, Olive é consciente do nível de suas mentiras. De garota #BV e imperceptível, passou para a garota promiscua precoce do colégio. Até aí tudo bem, afinal foi ela quem criou essa situação, então foi o jeito assumir esse posto, e tornar sua popularidade algo divertido. Porém ela perde o controle, quando resolve ajudar a conselheira escolar Sra Griffith (Lisa Kudrow) - e esposa de seu professor preferido Jack Griffth (Thomas Haden Church). O gesto de boa vontade da jovem, trará consequências devastadoras à todos.


Olive e sua popularidade #sqn | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Olive e sua popularidade #sqn | A Mentira - 2010)

03 - A Fanática Religiosa de Amanda Bynes


Amanda Bynes conquistou muitos fãs com seu rostinho angelical  e protagonizando heroínas atrapalhadas no cinema. Dentre entre eles destacamos: “Tudo que uma Garota Quer” (2003),“Ela É O Cara”(2006) e “HairSpray” (2007). Porém em "A Mentira", ela encarna uma personagem totalmente o oposto de suas anteriores, mas com um pouco de humor – afinal esta é a sua marca. Aqui ela vive Marianne Bryant, uma garota que além de ser uma fanática religiosa, é também preconceituosa e revolucionária. Junto com seu grupo de pregadores religiosos, Marianne irá perseguir Olive por sua conduta fora do agrado aos olhos de Deus – Que tal? Sentiu que o recalque aqui é fervoroso e o desvio dele tem que ser ungido?


Amanda Bynes e Emma Stone | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Amanda Bynes e Emma Stone | A Mentira - 2010)

04 - Referência ao filme A Letra Escarlate


Outra sacada genial do filme é a comparação que Olive faz de sua situação ao personagem do filme A Letra Escarlate, Hester Prynne. Em resumo, nossa "profissional da mentira" conta  que a protagonista sofre fortes discriminações da população onde vive, por ter cometido adultério. E por não revelar o nome do homem com quem teve um caso, ela carrega uma letra escarlate “A” bordada no peito direito.

E como Olive tem vários segredos que não pode revelar e prefere assumir a total responsabilidade, semelhante a Hester Prynne, ela resolve bordar num tomara que caia a letra escarlate “A”. Tornando-se esta mais uma cena icônica de Emma Stone , com seu desfile empoderado no corredor do colégio.


Emma Stone com sua Letra Escarlate | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Emma Stone com sua Letra Escarlate | A Mentira - 2010)

05 - A Discussão sobre Discriminação


Com a repercussão da primeira mentira de Olive, é perceptível o quanto ela é muito discriminada - sem dó e sem piedade. Apesar de ter sido tratado de forma engraçada, o filme
faz uma chamada de atenção ao abordar os assuntos : discriminações e estereótipos. 

A cena em que Olive simula um sexo selvagem com Brandon numa festa, evidencia muito bem o tratamento diferenciado para quem tem autonomia sexual:  o homem é o pegador e garanhão, e a mulher é a fácil e promíscua – bitch. Sendo este um mal que precisa ser desconstruído na cabeça de todos.


Uma cena marcante no filme é quando a mãe de Olive, Rosemary (Patricia Clarckson), conta à filha suas experiências, muito mais que proibidas, e como ela agiria se sua filha seguisse o mesmo caminho. Extraímos daí duas menssagens: que um caráter não deve ser medido por experiencias de um invíduo, e que os pais estejam sempre preparados e atentos para serem os suportes de seus filhos. 

Olive sentindo o peso da discriminação | A Mentira - 2010 | Blog #tas
(Olive sentindo o peso da discriminação | A Mentira - 2010)

Apesar de todas as confusões formadas, o espectador se identificar com o personagem de Emma Stone, principalmente pela coragem em assumir a responsabilidade de seus erros e estar ciente de que toda escolha, tem sua consequência. Afinal consciência tranquila não tem preço, não é verdade?

E você já contou uma mentira que gerou consequências desastrosas? O que você faria no lugar de Olive? Deixe seu comentário e compartilhe suas idéias. Estou curioso em ler o que você tem para contar.

Compartilhe este artigo com seus parentes amigos e ajude a incluir o filme "A Mentira" na lista de favoritos deles.

Até o próximo post :)


A Mentira, 2010 - Capa do FIlme | Blog #tas

Ficha Técnica:

Título Original: Easy A
Direção: Will Gluck
Elenco: Emma Stone, Amanda Bynes, Penn Badgley, Alyson Michalka
País: EUA
Ano: 2010


O filme ganhou:
O filme levou 4 medalhas #tas | Blog #tas
(4/5 medalhas #tas)
Trailer:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.