Cliffhanger | Você Sabe que é ? | Blog #tas

 Não era amor, era apenas Cliffhanger!

Cliffhanger. O que é? Como surgiu? Por que ele afeta nossa vida? Descubra agora.



Todo amante de série, como eu, sabe muito bem o misto de emoções que ocorrem nos minutos finais de um episódio. A ansiedade e dúvida tomam conta de nossa alma, mas não temos muito o que fazer - apenas aceitar e esperar o próximo episodio. E acredite, essa técnica além de ser proposital, ela possui um nome, Cliffhanger.


(Pretty little Liars - 2010)



O que é Cliffhanger? É justamente sobre isso que iremos conversar e ajudá-lo a entender em que consiste essa técnica.  Vamos lá!

Primeiramente vamos entender o significado da palavra.


Cliffhanger na tradução literal para língua portuguesa significa "à beira do precipício", ou "à beira do abismo". É um recurso de roteiro utilizado em ficção que expõe um personagem em confronto com uma revelação surpreendente.

O termo teve sua origem no início do século XX e era bastante utilizado nos finais dos episódios dos seriados do cinema mudo, onde a personagem ficava "à beira do abismo", no sentido literal, e logo em seguida surgia a frase "to be continued", instigando a todos a curiosidade para o próximo episódio.


(AHS FreakShow - Naomi Grossman)

Atualmente o Cliffhanger é bastante utilizado em séries, seriados e novelas para prender nossa atenção e deixar todos ansiosos até a conclusão de um determinado acontecimento. O principal objetivo dos roteiristas, com o uso dessa tecnica, é causar um suspense e garantir a audiencia de sua atração. Uma vez que você é estimulado em saber seu desfecho, mesmo ele sendo previsível. 

(Motel Bates - Vera Farmiga)



Mas ainda não entendi o que é Cliffhanger?

Tudo bem, vamos simplicar o conceito.

Cliffhanger = determinada situação apresentada no final de um episódio para despertar a curiosidade em ver sua conclusão.

Se você já acompanhou a sexta temporada de American Horror Stories - Roanoke, pôde perceber o Cliffhanger é fortemente utilizado nos episódios, sem dó e sem piedade - pisa menos Ryan Murphy.

(American Horror Story - Roanoke)


Agora que você já sabe o que é  um cliffhanger, impressione a todos quando for falar de sua série favorita. Cause ao falar "O cliffhanger do último episódio foi um hino" ;)


(Scandal - Kerry Washingnton)


Agora quero saber de você qual a série que você considera que tenha um cliffhanger causador? Deixe seu comentário e compartilhe aqui no blog.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus parentes e amigos, e ajude a divulgar o que é cliffhanger.

Até o próximo post..

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.