• Operações Especiais (2015) | Um filme de ação com suas reflexões | Blog #tas

    Capa - Operações Especiais (2015) | Um filme de ação com suas reflexões | Blog #tas


    Cleo Pires é o chamariz do filme, sem sombra de dúvidas. Sua foto com revolver na capa foi uma estratégia inteligente para despertar o interesse em assistí-lo. Mas o que esperar de "Operações Especiais"?




    Cleo Pires é a protagonista de Operações Especiais, um filme de Tomás Portela que apesar alguns clichês do gênero ação, possui reflexões sobre motivação e superação. O núcleo principal serão os bastidores da policia civil e seus riscos em torno da profissão.

    Cléo Pires é o chamariz do filme
    (Cleo Pires é Francis)
    Francis (Cléo Pires) é formada em turismo e trabalha como recepcionista num hotel. Ela está em busca de algo melhor, fator evidenciado logo no início quando ela compra uma apostila de concurso público antes de ir para seu trabalho, uma cena que permite ao público um insight sobre o enredo do filme.

    Inesperadamente o hotel é invadido por bandidos e durante o depoimento na delegacia surge o interesse em fazer o concurso público da polícia civil, principalmente pela remuneração proporcionada para aqueles que tem curso superior. O esforço foi valido pois ela consegue ser nomeada.

    A priore ela executa trabalhos burocráticos no departamento da polícia civil, mas sua rotina muda inesperadamente quando é escalada para uma missão de redução ao crime em São Judas Tadeu, uma cidade fictícia localizada no Rio de Janeiro. Ocorre um choque de realidade, principalmente por ela ser a única mulher da equipe. O delegado responsável, Paulo Froes (Marcos Caruso),  ao passar todas as especificações deixou bem claro: "Quem não se sentir apto seria exonerado".


    Cleo Pires e Marcos Caruso
    (Cleo Pires e Marcos Caruso)
    Inicia então uma maratona de desafios para Francis: o Bullying sofrido pela equipe, a insegurança em segurar um revolver, a necessidade de proatividade nas missões em campo, a pressão psicológica, entre outros conflitos que vão sendo superados gradativamente. 

    Apesar da historia e das cenas de ações envolventes, como as dos tiroteios durante as missões em campo, há momentos que o filme perde o foco. É Indiscutível que a atuação de Cléo Pires e Marcus Caruso são o suporte em "Operações Especiais".


    Clique no link para saber mais:


    Criticas: Operações Especiais -Adoro Cinema 


    Crítica | Operações Especiais - Cine Eterno


    O filme levanta questões interessantes em torno do cotidiano dos policiais civis, principalmente a ética sendo ofuscada pela corrupção. O delegado Froes deixa bem claro ao afirmar que policiais honestos sofrem fortes consequências quando dançam fora do compasso da máfia. 


    Apesar dos clichês dos gêneros de ação, "Operações Especiais" cumpriu o seu papel. Cléo Pires mais uma vez comprovou que seu foco é viver um personagem por completo. A evolução de Francis através da sincronia psicológica e física foram bem retratadas, principalmente quando percebemos que sua motivação era baseada na superação.



    Fabricio Boliveira, Cleo Pires e Thiago Martins
    (Fabricio Boliveira, Cleo Pires e Thiago Martins)
    O filme está disponível no catálogo da Netflix e vale a pena conferí-lo. Além de ser uma história envolvente o público tem a oportunidade de refletir sobre o que realmente motiva um indivíduo a se superar? 




    Ficha Técnica:
    Original: Operações Especiais
    Direção:Tomás Portela
    Elenco: Cleo Pires, Thiago Martins, Marcos Caruso, Fabricio Boliveira
    País: Brasil
    Ano: 2015

    O filme levou:
    03 medalhas #tas
    (3/5 medalhas #tas)


    E você? Qual sua motivação? Deixe seu comentário.


    Compartilhe em suas redes sociais.


    Até o próximo Post!
  • Leia Também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário