• Pânico | 20 anos do Slasher Certo | Blog #tas

    Capa - Pânico | 20 anos do Slasher Certo | Blog #tas


    Pânico estreou há vinte anos atrás. A mistura de humor negro e diálogos que faziam referências aos clássicos do terror, foi a fórmula perfeita para conquistar o público. E para celebrar essas duas décadas de sucesso, o blog TAS relembra alguns momentos marcantes deste filme que ficou para a história dos Horror Movies.


    Pânico (Scream) estreou no dia 20 de dezembro de 1996. Dirigido por Wes Craven, o filme foi inspirado num serial killer de Gainsville, no estado da Flórida, que matou e mutilou cinco estudantes universitários em agosto de 1990. O filme trouxe de volta ao topo o estilo slasher, que estava decaído, e conquistou o público com um roteiro baseado em referências aos clássicos do terror.

    Para saber mais sobre o caso de Gainsville, clique no Link:

    Serial Killer: Daniel Rolling


    Mathew Lillard e Skeet Ulrich
    (Mathew Lillard e Skeet Ulrich)

    O filme

    A história se inicia quando Casey (Drew Barrymore) está se preparando para assistir um filme de terror e recebe uma ligação de alguém misterioso com uma voz aterrorizante. A priore ela acha que tudo não passava de uma brincadeira, mas se dá conta do perigo quando vê seu namorado amarrado do lado de fora de sua casa. Casey então é desafiada a responder algumas perguntas relacionadas a filmes de terror, e caso errase, ambos seriam mortos . Ela estava se saindo bem, porém a última pergunta sobre o filme Sexta-Feira 13 exigia um pouco mais de raciocínio; ela erra e ambos são assassinados por uma figura vestida com uma fantasia da morte - o famoso ghostface.


    Drew Barrymore e Ghostface
    (Drew Barrymore e Ghostface)

    A notícia do duplo assassinato se espalha na escola de Woodsboro, cidade norte-americana localizada na Califórnia, e é decretado estado de alerta. O último homicídio da cidade ocorreu há um ano atrás e a vítima se chamava Maureen Prescott (Lynn McReen), justamente a mãe da protagonista Sidney Prescott (Never Campbell).
    "A polícia está sempre fora desses casos. Se eles vissem A Morte Convida Para Dançar, ganhariam tempo. Há uma formula para tudo, uma fórmula simples e todo mundo é suspeito."
    Maureen Prescott
    (Lynn McRee é Maureen Prescott)

    É durante esse alvoroço que o público é apresentado aos personagens marcantes de toda a franquia. Confira o quadro:


    Principais Personagens.

    O duplo homicídio traz de volta Sidney aos noticiários, tudo por conta da semelhança espantosa entre o crime de sua mãe com a dos dois estudantes. Porém ela descobre que não é apenas alvo dos repórteres, mas também de ghostface. É iniciada então uma perseguição com consequências fatais a todos aqueles que tentassem se envolver. Sidney além da busca pela sobrevivência deverá desvendar quem é o assassino e seus reais motivos para esse jogo de gato e rato.
    "Ela quer um motivo? Só que não acredito em motivos. Norman Bates não tinha motivos. Descobriram porque Hanibbal Lecter comia pessoas? É muito mais assustador quando não tem motivo."
    Para saber mais, clique no link:


    A consagração

    Apesar do roteiro possuir clichês do gênero slashers, Pânico se destacou pelo conteúdo inovador em unir o humor negro, o sarcasmo e as referências dos clássicos do terror em seus diálogos. Tal combinação permitiu desfazer alguns preconceitos relacionados aos filmes de terror e garantiu uma nova identidade ao gênero. Vale mencionar que o seu final foi muito bem elaborado e surpreendeu na revelação da identidade do assassino.
    "Os filmes não criam os psicopatas. Apenas os tornam mais criativos." 
    Filmes mencionados.

    Uma cena aclamada por todos é quando ocorre a maratona de filmes de terror comandada por Randy. Nela o público é apresentado ao "Guia de Sobrevivência" aos filmes de terror.

    As 03 regras  para sobreviver num filme de terror.

    Foram produzidas três sequências do filme: Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000) e Pânico 4 (2011). Dentre elas a que mais se destacou foi justamente a última, pela coerência e pelo seu final surpreendente, mas não chegou a superar o original. 

    Apesar de duas décadas o sucesso de Pânico permanece até hoje. Além dos noventa minutos bem aproveitados, aprendemos a como sobreviver num filme de terror.

    A propósito, qual seu filme de terror favorito?



    Ficha técnica:
    Original: Scream
    Diretor: Wes Craven
    Elenco: Never Campbell, Courtney Cox, David Arquette, entre outros.
    País: EUA
    Ano: 1996

    O Filme Ganhou:
    4 de 5 medalhas #tas
    (4/5 medalhas #tas)



    Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

    Até o próximo post!

  • Leia Também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário