• Stranger Things | O close certo oitentista | Blog #tas

    Capa - Stranger Things | O close certo oitentista | Blog #tas


    Que Stranger Things é um fenômeno da Netflix, todos já sabem. Um suspense carregado de referências cinematográficas da década de 80, foram o close certo da produção dos irmãos Duffer. Confira a fórmula que consagrou a série que foi febre nas redes sociais.



    Em 15 de julho de 2016, o streaming mais famoso do mundo lançou Stranger Things. O sucesso foi tão grande que no seu terceiro dia já era uma das séries mais comentadas nas redes sociais. Até personalidades como Stephen King e Guillermo Del Toro entraram no clima das maratonas Netflixianas. Em suas contas no Twitter, ambos deixaram seu parecer sobre o suspense oitentista dos irmãos Duffer. Confira:

    (Stranger Things é pura diversão. A+. Não perca. Winona Rider brilha.)

    ( Stranger Things pode ser várias coisas: King, Spilberg, 80´s, eu (Duffers apontaram para mim), mas isso é, acima de tudo, é bom!!)
    A repercussão foi tanta, que despertou um certo recalque em alguns canais de TV. Dentre eles podemos destacar o canal FX, que utilizou as fontes da abertura de Stranger Things para a divulgar o lançamento de sua nova produção, O Exorcista. 

    FX com recalque Netflix #tas
    (fonte: strangerthings.com.br)

    No Brasil, tivemos a eterna rainha dos baixinhos (Xuxa) protagonizando o vídeo de divulgação da série. A ironia com os bordões que viralizaram e as lendas urbanas em torno de suas bonecas e discos, foram os elementos utilizados para introduzir a sinopse de Stranger Things. Uma ótima sacada por sinal. Confira o vídeo e o teaser abaixo:





    E não para por aí. Numa divulgação dos assuntos mais procurados no Google em 2016 (Google Trends), Stranger Things aparece em primeiro lugar na categoria de séries mais pesquisadas do ano. Como dizem: Aceita que dói menos.


    A série

    Produzida pelos irmão Matt e Ross Duffen, a história se passa na década de 80. A série apresenta fortes influências de cineastas e autores consagrados como Jhon CarpenterSteven Spilberg e Stephen King -Além de Animes como Akira e Elfen Lied. Utilizando elementos visuais da época (a imagem com cores amadeiradas) e uma boa trilha sonora, a série conta com um ótimo elenco que consegue criar uma empatia formidável com suas atuações.

    05 filmes que inspiraram Stranger things #tas


    E acredite, tal projeto foi recusado por várias emissoras. E a justificativa utilizada por elas, era de que a temática não teria uma boa receptividade do público e que mudanças deveriam ser realizadas para veiculação na TV. Porém, os irmãos Duffer não aceitaram tais imposições e permaneceram com a idéia original, até fecharem com a Netflix. Imaginem a dor de cotovelo que tais emissoras devem estar agora? 

    A história

    Em 1983, na cidade de Hawkins (fictícia) em Indiana, uma onda de fatos inexplicáveis estão ocorrendo. Um garoto de 12 anos, chamado Will, some misteriosamente sem deixar rastros. Tal fato mobiliza familiares e amigos na sua busca. Paralelamente, uma garotinha com cabelos raspados e assustada surge na cidade. Com dificuldades em se comunicar, a misteriosa criança está fugindo de algo aterrorizante, e qualquer um que tente ajudá-la, acaba tendo consequências fatais. Diante de tais fatos, todos que estiverem em busca de respostas, irão se envolver em algo fora do comum.


    Infográfico: Elenco principal Stranger Things #tas

    Percepções

    É indiscutível que Stranger Things possua alguns clichês em sua trama, mas nada que comprometa sua qualidade. No mundo do entretenimento o clichê é aceitável, desde que bem conduzido e sincronizado, e justamente temos essa fórmula bem dosada em seu enredo. 

    Não podemos deixar de mencionar o retorno de Winona Ryder que pôde mostrar o grau de maturidade da sua atuação. Certos momentos sua personagem despertava um altruísmo do espectador apenas pelo olhar, causando uma mistura de angústia e ansiedade em encontrar seu filho Will. Vale lembrar que o quarteto formado pelas crianças (Dustin, Eleven, Lucas e Mike), foram um dos maiores destaques, e praticamente, levaram a série nas costas -Principalmente Eleven que teve sua atuação baseada em várias feições e poucas falas.

    Diante disso, podemos concluir que Stranger Things não é apenas uma homenagem ao fãs saudosistas, mas uma fonte de valores que merecem ser repassados para a nova geração que não tiveram contato com as obras-primas oitentista do universo do suspense.

    A primeira temporada contou com oito episódios que fluíram naturalmente. Durante toda a história têm-se a sensação de estar assistindo a um filme, ao invés de uma série. A segunda temporada está confirmada para 2017. Como diz Inês Brasil: Graças a Deus!

    Agora só nos resta esperar.


    stranger things divulgação

    Ficha Técnica:
    Título: Stranger Things
    Criado por: Matt & Ross Duffer
    Elenco: Winona Ryder, David harbour, Millie Bob Brown, entre outros
    Gênero: Drama, Ficção científica e Suspense
    País: EUA
    Ano: 2016

    A série ganhou:

    05 medalhas #tas
    (5/5 medalhas #tas)

    E você achou mais referências dos anos 80 em Stranger Things? Deixe seu comentário.

    Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus parentes e amigos.

    Até o próximo post!
  • Leia Também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário