Bates Motel | Season Finale | S05 E01 ao E03 | Blog #tas

Capa - Bates Motel | Season Finale | S05 E01 ao E03  | Blog #tas

Confira o post com a análise dos três primeiros episódios da Season Finale de Bates Motel.



Que esta quinta temporada de Bates Motel será antológica, todos já sabem. Porém temos que admitir que a produção está surpreendendo a cada episódio. Vários elementos do universo Norman Bates estão sendo inseridos nesta Season Finale que merecem ser debatidos.

E conforme prometido, vamos analisar toda a temporada com os seus dez episódios. No post de hoje iniciaremos com os três primeiros que foram lançados até a data deste post. Preparados?

Atenção! O conteúdo abaixo contém spoilers da Season Finale de Bates Motel. Caso queira dar continuidade que seja por sua conta e risco.

#E01 – Dark Paradise

Por se tratar do primeiro episódio, teremos uma visão geral de como se encontram os personagens. Conforme os fatos vão sendo apresentados, descobrimos que passaram-se dois anos - após os últimos acontecimentos fatais ocorridos na quarta temporada.

Aqui temos Norman (Freddie Highmore) dirigindo os negócios do Motel e morando sozinho na residência dos Bates. A personalidade de sua "Mãe", Norma (Vera Farmiga), está muito forte dentro de sua mente, ao ponto de manterem longos diálogos referente a realidade em que se encontram - simbolicamente isto é a sua consciência entrando em conflito. 

Norman pensa que tem o controle total da situação, ao ponto de ter parado de tomar os remédios que o dr. Edward (Damon Gupton) tinha receitado. Mas como disse, ele pensava. A sua ficha realmente cai quando ele vai até White Pine Bay para comprar alguns materiais para reforma e ao tentar efetuar o pagamento, descobre que está com uma carteira de um sujeito chamado Jim Blackwell. Norman não sabe como ela foi parar em seu bolso, e ao verificar acaba descobrindo que teve apagões recentemente - ao qual são anotados em uma agenda. 

Não demora muito e ele descobre que o dono da carteira, foi mais uma vítima da personalidade "Mãe". E ao tentar se livrar do corpo no lago da cidade, o rapaz descobre que Jim Blackwell  foi enviado por Romero, para executá-lo. Resumo: foi uma perda de tempo.

Novos personagens são apresentados nesta Premiere, dentre eles o casal Madeline Loomis (Isabelly McNally) e David Davidson a.k.a Sam Loomis (Austin Nichols). Os dois são donos de uma casa de ferragens recém inaugurada em White Pine Bay. E pelo visto Sam tem um caso com outra mulher, uma vez que ele apareceu nervoso em Bates Motel e não revelou seu verdadeiro nome. Já podemos imaginar onde esta história vai terminar, não é verdade? Antes de finalizar sobre o casal Loomis, repararam como Madeline deixou Norman balançado com a semelhança de sua mãe? Será a próxima vítima do psicopata?

Enquanto o circo pega fogo em White Pine Bay, Emma (Olivia Cooke) e Dylan (Max Thierot), o casal que shippamos, estão vivendo suas vidas e cuidando de seu lindo bebê. Os dois estão tentando esquecer o passado, principalmente Dylan. Porém isso não dura muito tempo com a chegada de Caleb (Kenny Jhonson) para visitá-los, não por muito tempo. Além de saber que o casal não mantém contanto com Norma, a mãe, Caleb precisa ir embora após uma conversa carregada de emoção com Emma. Confesso que assim como ela, tive um aperto no coração e pena do pai de Dylan - uma vez que ele se arrepende demais de seu passado comprometedor.

E para finalizar, não podíamos esquecer de Romero (Nestor Carbonnell) que ainda está preso e tem sua condicional novamente recusada. Nesta temporada ele está bastante determinado em se vingar de Norman. E por não querer perder mais tempo,Romero envia Jim Blackwell para executar o proprietário do Bates Motel. Porém sabemos que tudo dentro do universo Norman Bates tudo conspira a seu favor, e seu plano foi por água abaixo, literalmente - uma vez que o corpo do capanga foi jogando no rio.

Blog #tas Resenha Bates Motel


#E-02 – The Convergence of the Twain

Norman visita Romero na prisão e o avisa que o seu plano não deu certo. Romero o ameaça e diz para ficar de olhos bem abertos. O fato do xerife não ter medo de Norman o incomoda e deixa ele desconfortável.

Norman encontra Madeline Loomis numa cafeteria, em frente à loja de ferrangens, e conhece seu marido Sam Loomis (Austin Nichols). O marido se surpreende ao ser apresentado a ele– Sam Loomis teve um encontro íntimo no Bates Motel, no primeiro episodio, e forneceu um nome falso para o livro de hóspedes, David Davidson.

Chick (Ryan Hurst) vai à casa do Bates para fazer uma proposta de negócios a Norman e os dois entram num acordo. Porém ele percebe algo de estranho no comportamento do rapaz e resolve investigar.

Romero é agredido na prisão e vai parar no hospital, os detentos descobrem que ele é policial. Então é orientado a falar com seu advogado, de imediato, para ser solicitado sua transferência.

Norman vai a um jantar com Madeline e Sam Loomis, com mais uma amiga. A figura de sua mãe surge no restaurante e o atormenta. Na sua mente, ela afirma que ele está interessado em Madeline por ela ser muito parecida com ela.

Caleb chega em White Pine Bay e descobre que Norma se suicidou - notícia fake. Desconfiando que Norman foi o responsável pela sua morte, ele vai até a casa dos Bates para tentar descobrir a verdade. Após conseguir entrar, ele encontra o corpo de sua irmã no porão, mas é atacado por Norman travestido de sua mãe, ao qual Chick foi testemunha.

Resenha blog #tas


#E03 – Bad Blood

Caleb recupera os sentidos e percebe que está algemado. Ao se deparar com a figura de Norman travestido de sua mãe, ele passa a ter noção do perigo que está correndo.

Ao ver a gravidade da situação, Chick decide acompanhar de perto e escrever um livro sobre o curioso caso de Norman Bates. Para coletar material para seu romance policial, ele precisa conquistar a confiança do rapaz. Para isso, ele simula estar vendo Norma (mãe) para poder gravar suas conversas.

Romero tem sua transferência autorizada. Durante o trajeto, ele consegue fugir, mas é baleado após tentar roubar um carro de uma fazenda.

A figura de Norma novamente aparece para Norman. Ela ordena que ele mate Caleb, por considera-lo um risco por saber toda a verdade. Contrariado, Norman vai até o porão, mas ao invés de matá-lo, ele solta-o e manda-o ir embora dali o mais rápido possível.

Ao ver a fuga de seu tio, Norman é surpreendido com a figura de sua mãe. Após tomar-lhe o revolver, ela atira na direção de Caleb que é atropelado por Chick – que estava voltando da cidade e se distraiu com o celular.

blog #tas Motel bates Season Finale E03


Como lidar com tudo isso?

Conforme promessa do produtores de Bates Motel, a temporada está bastante divertida e trabalhada no humor negro.

A alternância de cores foi a estratégia perfeita para diferenciar a mente e a realidade vivida por Norman Bates. Em todas as cenas em que a figura de sua "Mãe" aparece, temos  a presença de uma paleta de cores quente e alegre – até mesmo nos momentos de discussões entre as duas personalidades. Enquanto que o real é representado por uma paleta de cores mais fria e melancólica. Essa diferenciação é muito bem trabalhada no momento em que Norman sai de casa para ir ao Motel e a imagem feliz presente em sua mente é dissolvida, nos primeiros minutos do episódio 01-Dark Paradise.

A produção permanece fiel aos conceitos apresentados tanto no livro, quanto no filme Psicose. Principalmente as três facetas de Norman Bates que são: 

- Norman (dependente de sua mãe), 
- Norma (a mãe, consciência)
- e Normal (perante a sociedade). 

Sendo esta segunda bem evidente durante as discussões entre as duas personalidades, onde a "Mãe" afirma que está morta e presa na casa por culpa do filho.

Outro detalhe importante que merece ser analisado é o de Sam Loomis. Tanto no livro, quanto no filme, consta que o personagem já era divorciado quando estava se relacionando com Marion Crane. Já na série, ele ainda está casado, e tudo indica que ele já se relaciona com Marion. Percebeu como ele ficou nervosinho no episódio 02-The Convergence of the Twain? Coitado né? Mal ele sabe o perigo que corre. Vamos esperar para ver o que o  destino revela para este triângulo amoroso?

E para finalizar, estamos vendo que Chick que está acompanhando e escrevendo tudo sobre o quadro geral de Norman Bates. Tenho uma teoria de que a produção irá transformá-lo no autor do livro Psicose, Robert Bloch. Pode fazer sentido esta teoria, uma vez que foi anunciada que esta Season Finale seria uma homenagem ao universo Norman Bates. Vamos aguardar para comprovarmos.

Após essa análise, chegou a sua vez de opinar. Deixe seu comentário me contando o que você achou destes três episódios e quais suas teorias? Vamos compartilhar e conversar sobre isso.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus parente e amigos. Ajude a aumentar a interação de todos que estão gostam de Bates Motel.

Aguardem as próximos resenhas e análises da série.


Até o próximo post!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.