• Theus: Do Fogo à Busca de Si Mesmo - Fabrício Viana | Resenha | Blog #tas

    Capa - Resenha | Theus: Do Fogo à Busca de Si Mesmo - Fabrício Viana | Blog #tas


    Alguns livros nos surpreendem não apenas com suas histórias, mas por seu conteúdo rico em materiais de reflexões. E esse é caso de Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo.



    O universo do entretenimento realmente precisa ser cada vez mais explorado. Tantos filmes, quanto livros e séries possuem materiais bastante ricos em termos de intepretações. Se repararmos bem, em todos eles possuem uma moral da história. Já perceberam isso?

    E é justamente com essa temática “moral da história” que o blog #tas irá falar sobre o livro Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo do autor Fabrício Viana.

    Se engana quem pensa que irá se deparar com um daqueles livros de autoajuda que usam termos técnicos e utilizam uma escrita lenta e enfadonha. Aqui você irá encontrar uma história forte, de superação e, como o título já diz, de autoconhecimento. Sendo este último abordado de uma forma semelhante ao nosso cotidiano.

    Sobre o que é?

    Prometheus, mais conhecido como Junior, é uma rapaz que, apesar de seu nome e porte físico serem fortes, possui uma alma fragilizada. Após um evento desagradável numa balada gay, o qual lhe deixou decepcionado, vem à tona várias questões do passado que o assombram até hoje. Para entendermos o que há por trás de sua armadura, precisamos nos reportar alguns anos atrás, onde Junior passou por alguns eventos traumáticos que ainda não foram totalmente cicatrizados.

    Descobrimos que nosso herói foi expulso de casa, após ser flagrado pelo pai durante uma relação íntima com um amigo da família, na cidade onde morava. O fato provocou uma fúria enorme de seus pais que, ao descobrirem que Junior era gay, o internaram numa fazenda que prometiam a “Cura Gay”. Após seis meses, ele foge do local ao descobrir que nem tudo era o que aparentava ser. Então parte para São Paulo sem rumo algum. Porém o destino coloca em seu caminho Gabriel que, após ser salvo por Junior, resolve ajuda-lo por uma questão de honra e gratidão.

    O rumo da vida de Junior muda completamente, porém algumas questões precisam ser trabalhadas para garantir a paz dentro de seu coração.  Além de outros fatores que irão acontecer.

    O que esperar?

    Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo é um romance que possui uma narrativa psicológica. Os fatos vivenciados por Junior todos são de cunho interpretativo, passando por diversos assuntos de uma forma clara, objetiva e esclarecedora. Dentre elas destacamos:
    • A cura gay;
    • A falsa Moral;
    • A hipocrisia;
    • O fanatismo religioso
    • A fisiológia discriminada pela igreja;
    • As doenças psicossomáticas;
    • A transfobia;
    • O autoconhecimento;
    • A homofobia internalizada;
    • O desinteresse da leitura por questões traumáticas;
    • Entre outros.

    Todos abordados de uma forma comparativa e sem a imposição do certo e do errado, cabendo ao leitor o levantamento de debates em torno de tais assuntos.

    Um destaque que merece ser compartilhado é o capítulo em que Junior está em sua sessão de terapia. A qual é deixado bem claro a dinâmica e os benefícios de realiza-la, mesmo não estando com um quadro crítico, mas como um auxílio de autoconhecimento.

    “Eu sou terapeuta. Não posso decidir coisas por você. Minha função é apenas mostrar caminhos que você não consegue ver sozinho, e assim promover seu crescimento ou o que chamamos de psicologia analítica" – Francisco (Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo)

    Outra característica peculiar do livro é o mistério das sequência de números presentes tanto na capa, quanto em seus capítulos.  O que fazem todo o sentido ao ser revelado. Ficou curioso? Descubra você também.

    E lembra que lá no início comentei sobre a "moral da história"? Pois então, aqui no livro vamos descobrir que: Os ciclos da vida precisam ser encerrados para prosseguirmos e escrevermos uma nova história. 
    Capa Theus Blog #tas

    Ficha Técnica
    Título: Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo
    Autor: Fabrício Viana
    Editora: Bons Livros
    Ano: 2015

    O livro levou:
    04 medalhas #tas
    (4/5 medalhas #tas)



    Agora quero saber sua opinião sobre Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo, o que você achou da história? Conseguiu descobrir outros elementos que não mencionei aqui? Deixe seu comentário.

    Se você gostou desses artigo, compartilhe com seus parentes e amigos. Ajude a aumentar a interação de todos aqueles que leram Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo.

    Para conhecer mais sobre o autor e outros trabalhos, acesse:

    Fabrício Viana


    Até o próximo post!
  • Leia Também

    2 comentários:

    1. Muito obrigado. Poucas resenhas tiram um raio X tão preciso sobre meu romance homoafetivo THEUS: um livro de ficção com muito tema sério/pertinente e importante. Obrigado mesmo! :-)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico feliz que tenha gostado da resenha. As abordagens dos assuntos - além dos citados - enriqueceram o romance. Possibilita você refletir sobre certos assuntos e até mesmo uma reforma íntima sobre determinados conceitos que estavam enraizados em nossas vidas. Parabéns pelo livro e pela história.

        Excluir