Alien: Covenant (2017) | Ridley Scott e sua Polêmica Ousadia – Parte 01 | Blog #tas

Capa - Alien – Covenant (2017) | Ridley Scott e sua ousadia – Parte 01 | Blog #tas


Alien: Covenant. Será que temos maturidade suficiente para assistí-lo?



Alien: Covenant chegou causando, essa é a verdade. Os #Haters e os #Lovers se manifestaram fortemente nas redes após a estreia do longa mais esperado de Ridley Scott.

Mas por que essa movimentação? 

Vamos lá que vou te explicar. Pegue sua melhor bebida, sente-se que vamos conversar e analisar o contexto geral da situação. Preparado?


Alien – Covenant (2017) | Pôster de Divulgação | Blog #tas
(Poster de divulgação de Alien - Covenant)

#Como Tudo Começou?

Em 1979, o diretor Ridley Scott lançou Alien: o 8° Passageiro, o primeiro filme da franquia milionária do Xenomorfo mais amado do mundo. Tivemos três sequências e cada uma produzida por diretores diferentes:

-Alien: O resgate (1986) por James Cameron;
-Alien 03 (1992) por David Fincher;
-Alien: A Ressureição (1997) por Jean-Pierre Jeunet.

Não irei considerar Alien vs Predador porque ele serviu apenas para análises superficiais das características do Xenomorfo e do Predador que não interferem na saga.

Vale mencionar que depois da produção de James Cameron, Alien - O resgate, as demais sequências foram uma tremenda viagem dentro da franquia, mas fãs (como eu) jamais deixaram de ser #XenomorfoLovers e alguns fatos puderam ser crivados. Afinal de contas, toda obra possui elementos de valor.

Até aqui tudo bem, encerrou-se o ciclo do Xenomorfo então vamos só rever as obras até então eternizadas. 

Aham... Senta lá!


Alien – Covenant (2017) | Xenomorfo | Blog #tas
(Xenomorfo | Alien: Covenant)

Agora vamos para o pivô da polêmica.

Você lembra que informei anteriormente que Alien – o 8° Passageiro foi lançado em 1979? Então segura essa informação que ela será importantíssima para o entendimento do contexto geral em que iremos analisar.

Depois de 33 anos, Ridley Scott, o criador do Alien, lança Prometheus em 2012. Em entrevista a BBC Radio 5 live, titio Scott afirmou que o longa não seria uma prequela de Alien - o 8° passageiro e muito menos que estaria ligado a ele. Tudo bem até aí, todos acreditaram e foram aos cinemas conferir a nova produção de titio Scott.

Porém, eu disse porém, num determinado momento do filme, pah! A nave que aparece no filme Alien – o 8° Passageiro também aparece em Prometheus. Todos se perguntaram: Universo Expandido é você? Talvez, mas titio Scott disse que não teria ligação com Alien, então vamos continuar. E aparentemente realmente nada estava conectado, até o momento em que aparece uma criatura semelhante ao Xenomorfo que conhecemos.

What!? Como assim?


Alien – Covenant (2017) | Xenomorfo em Prometheus | Blog #tas
(Proto-Alien | Prometheus)

Lembra da informação que pedi para você guardar do ano de lançamento de Alien: o 8° Passageiro? Chegou a hora de usá-la.

Simplesmente o diretor Ridley Scott lançou Prometheus (2012) contando uma história anterior ao Alien: o 8° passageiro (1979). E o que aconteceu? Rebelião dos #XenormorfoLovers que queriam entender porque ele tinha negado tal prequela? 

Uma coisa que aprendi quando trabalhei com o público durante 09 anos é a importância da transparência em suas informações. Quando você as repassa criteriosamente, você conquista o respeito e a confiança de um cliente - independentemente dele gostar ou não, até porque gosto é algo subjetivo. Mas infelizmente titio Scott esqueceu desse pequeno detalhe. Se o seu objetivo foi fazer alguma surpresa aos fãs, com certeza utilizou uma estratégia totalmente errada. E estamos cansados de saber que a primeira impressão é a que fica. 

Após esse fato aparentemente inexplicável, houve uma constante busca de respostas e titio Scott prometeu satisfazê-las com um próximo filme. Então vamos esperar, mesmo que sentados.

E esperamos durante 05 anos - ainda bem que sentado, só que não com Prometheus 2 e sim com Alien: Covenant (2017) que seria uma sequela de Prometheus e uma prequela de Alien: o 8° passageiro. Será que todas as dúvidas serão sanadas? Vamos vê.

#Período preparatório de Alien: Covenant

Houve uma enorme divulgação em torno de Alien – Covenant (2017). Desde introduções disponibilizadas na internet, assim como materiais complementares para satisfazerem e não decepcionarem os #XenormorfosLovers


(Prólogo: Apresentação da tripulação de Covenant)

(Prólogo: sobre Elizabeth Shawn e David)

(Intro: Walter um novo androide na franquia)


Vale ressaltar aqui que Ridley Scott afirmou que Alien – Covenant apesar de ser uma sequência de Prometheus, estaria diretamente conectada à franquia Alien. Resultado? A sequela/prequela foi mais impactante e alguns fãs alegam desconstruir a saga toda. 

Aí você me pergunta: "Mas o Alien: Covenant não é bom?"

Antes de responder essa pergunta, precisamos analisar juntos os três filmes em questão. E para o post não ficar muito longo,  eu o dividi em duas partes:


-A primeira será um resumo de Prometheus (2012) e Alien: o 8° Passageiro. 
-E a segunda será exclusivamente sobre de Alien: Covenant. 
Tudo bem? Então vamos lá!

Antes de continuarmos preciso avisá-lo que os resumos estão mencionando os pontos principais da história e contém spoilers. E serão contados conforme a cronologia de seus lançamentos.Se você ainda não viu Alien: o 8° Passageiro e Prometheus e desejar prosseguir que seja por sua conta e risco. Tudo bem? #PartiuAnálise

#Alien: o 8° Passageiro (1979)

Uma nave chamada Nostromos está retornando à terra com sete tripulantes e um carregamento de 20.000 toneladas de minério. Durante o trajeto a aeronave recebe um alerta, um sinal que parecia ser uma tentativa de comunicação. Apesar de ser uma aeronave de transporte, uma das clausulas do contrato é efetuar a verificação de qualquer sinal que indique a existência de vida no espaço, caso contrário não receberiam o abono – o dinheiro da missão.


Alien – Covenant (2017) | Nave dos Engenheiros 1979 | Blog #tas
(Nave localizada no Planeta LV-426 | Alien: o 8° Passageiro)

Uma equipe é formada para se deslocarem até o planeta LV-426, de onde veio o sinal. Ao chegarem, se deparam com uma nave desconhecida e começam a explorá-la. Ao entrarem, apenas encontram um corpo fossilizado e um compartimento cheio de ovos. Um dos tripulante se aproxima de um dos ovos que se abre e dele sai uma criatura, o Facehugger, atacando o rosto e enroscando sua calda no pescoço da vítima, isso impede que ele seja retirado e enquanto transmite o seu hospedeiro.


O tripulante que sofreu o ataque é levado até a nave Nostromos e a lei de quarentena não é cumprida. Temos aí o emocional falando mais alto que o racional, o que não deveria acontecer dentro de uma esfera científica, por acarretar consequências fatais – sem sombra de dúvida.


Alien – Covenant (2017) | Facehugger 1979 | Blog #tas
(Facehugger | Alien: o 8 ° Passageiro)

O facehugger se solta do rosto do tripulante, porém a criatura está morta. Aparentemente o sobrevivente está bem, mas ao passar mal, uma criatura sai de seu peito e foge, o chestbuster – o famoso estoura peito. Este é o segundo estágio do Xenomorfo.


Alien – Covenant (2017) | Chestbuster 1979 | Blog #tas
(John Hurt e o Chestbuster | Alien: o 8° Passageiro)


A aeronave encontra-se em perigo e os demais tripulantes tentam localizar a tal criatura que aumenta de tamanho e troca de pele com passar das horas.

Ripley (Sigourney Weaver) é a comandante interina e quase foi morta por Ash (Iam Holm), um androide, que queria impedi-la que, em nome da ciência, destruísse a criatura. Desesperados, os sobreviventes deveriam recolher a maior quantidade de oxigênio possível, entrar na nave de fuga e explodir a Nostromos.


Alien – Covenant (2017) | Tripulação de Nostromos 1979 | Blog #tas
(Yaphet Kotto, Sigourney Weaver e Iam Holm | Alien: o 8° Passageiro)


Porém os cinco tripulantes são mortos pelo Xenomorfo e Ripley é a única sobrevivente. Ela consegue escapar e explodir a Nostromos, mas descobre que a criatura também estava na aeronave de fuga e, após um plano de ação tenso, ela consegue jogá-lo ao espaço. Ripley entra na cápsula de hibernação que está programada para acordá-la daqui a seis semanas, quando chegasse a Terra.


Alien – Covenant (2017) | Ripley fugindo do Xenomorfo 1979 | Blog #tas
(Sigourney Weaver tentando escapar do Xenomorfo | Alien: o 8° Passageiro)


#Prometheus (2012)

Uma equipe de 17 tripulantes estão numa nave chamada Prometheus para uma missão confidencialO projeto é patrocinado por Peter Wilard (Guy Pearce) e estão indo explorar um planeta, o LV-223, que foi identificado a partir da análise de pictogramas de antigas civilizações feitas pelo casal de arqueólogos Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charllie Holloway (Logan Marshall-Green). Acreditava-se que o planeta em questão seria onde habitavam os criadores dos seres humanos. 

Ao chegarem ao destino, os tripulantes encontram uma estrutura semelhante a uma colônia e passam a explorá-la. Na equipe há a presença de um androide, David (Michael Fassbender), nos mesmos padrões da franquia Alien – bastante semelhantes aos seres humanos. Uma câmara cheia de tubos com uma substancia orgânica de cor preta é localizada. Fascinado pela descoberta, David leva um dos tubos escondido para realizar pesquisas.


Alien – Covenant (2017) | David analisando o olé orgânico - Prometheus | Blog #tas
(Michael Fassbender é o andróide David | Prometheus)


De volta à aeronave, David coloca uma gota da substancia orgânica na bebida de Charlie Holloway para analisar seus efeitos. Logo após a bebida, Charlie tem relação intima com sua namorada, Elizabeth Shaw. Horas mais tarde ele percebe que está sofrendo uma mutação. Conforme os protocolos, Charlie é morto para evitar uma contaminação. Porém uma criatura, foi passado para Elizabeth Shaw que ao perceber o retira de seu corpo através de uma cirurgia realizada numa câmara de unidade médica. A criatura retirada é bastante agressiva e possui a forma de uma lula, mas a doutora consegue fugir antes que aquilo a atacasse. Vemos aí a primeira espécie de Facehugger.


Alien – Covenant (2017) | Elizabeth Shawn retirou a criatura de dentro dela - Prometheus | Blog #tas
(Noomi Rapace retira uam criatura de dentro dela | Prometheus)

Peter Wilard e David vão até a colônia com uma outra equipe, para continuar as explorações, e descobrem que trata-se de uma nave, a mesma que aparece em Alien – o 8° passageiro. Eles encontram, e acordam, a criatura que acreditavam ser o criador da humanidade, o engenheiro. Porém Peter Wilard é morto e David é decapitado. A criatura aciona a aeronave e Elizabeth Shaw desvenda que o plano do engenheiro é destruir a terra e precisa impedir que isso aconteça.


Alien – Covenant (2017) | Tripulçção de Prometheus com o Engenheiro | Blog #tas
(Michael Fessbender, Ian White - Engenheiro, Guy Pearce, Branwell Donaghey e Noomi Rapace)


O comandante da nave Prometheus é avisado por Elizabeth Shaw da necessidade de impedir que o engenheiro decole de LV-223. O comandante junto com seus companheiros decidem derrubar a nave alienígena. Infelizmente os heróis morrem, mas com seu dever cumprido.


Alien – Covenant (2017) | Prometheus indo derrubar a nave de engenheiro | Blog #tas
(Nave Prometheus vs Nava dos Engenheiro | Prometheus)


Elizabeth Shaw vai até a nave Prometheus que não foi totalmente danificada, para poder recuperar o oxigênio, mas é atacada pelo engenheiro. Na busca pela sobrevivência, Elizabeth está próxima a unidade médica da nave e libera a criatura que retirou de seu corpo que ataca o engenheiro – agora o facehugger está em grandes proporções.

Alien – Covenant (2017) | Enegenheiro sendo atacado pelo Facehugger | Blog #tas
(Ian White - Enegenheiro sendo atacado pela criatura | Prometheus)



Apesar de David estar com a cabeça fora do corpo, ele consegue se comunicar com Elizabeth Shaw e a convence a irem até o planeta dos engenheiros para impedir o ataque ao planeta Terra. 

Enquanto os únicos sobreviventes estão saindo de LV-223 na nave do engenheiro, em Prometheus uma criatura sai do peito do engenheiro, semelhante ao Xenomorfo, trata-se de um Proto-Alien - de acordo com Ridley Scott.


#Entendendo o Caso

Uma outra situação que chateou muito os #XenomorfosLovers foi o fato dos engenheiros serem apresentados na prequela Prometheus  e não terem sido aprofundados nas telas do cinema. Porém o Blu-ray lançado, possui uma versão estendida com uma introdução muito importante para o entendimento sobre os engenheiros. E aí nos perguntamos: Por que essa introdução não foi incluída no cinema? 

Tal falha soou como um descaso de Ridley Scott que gerou uma insatisfação na maioria dos fãs que passaram a não verem com bons olhos a prequela Prometheus, até porque como mencionei anteriormente: "a primeira impressão é a que fica". Sem contar que o diretor ficou bastante desacreditado pelos fãs fervorosos de Alien.


Alien – Covenant (2017) | Engenheiro no inicio de Prometheus | Blog #tas
(Daniel James - Engenheiro do Sacrifício | Prometheus)


Após ter abalado as estruturas de todos os #XenomorfosLovers titio Scott prometeu preencher as lacunas deixadas em Prometheus com Alien - Covenant. Será que dessa vez ele cumpriu com o prometido? 

Vamos descobrir no próximo post. 

Agora estou curioso em saber sua opinião sobre os dois filmes. Me conte o que você achou e Alien: o 8° Passageiro (1979) e Prometheus (2012). Você acha que Ridley Scott desonrou os #XenormofosLovers? Deixe seu comentário.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus parentes e amigos e ajude a aumentar os debates em torno da saga Alien.


Até o próximo post.

Dandy Souza.

Fonte: BBC News


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.