11 Dicas de Boas Maneiras para Usar o Whatsapp | Regras de Etiqueta | Blog #tas



Whatsapp não é bagunça. Confira 11 dicas de etiqueta e otimize sua imagem pessoal e profissional.



O Whatsapp é a plataforma de comunicação mais utilizamos em nosso cotidiano. Sua praticidade permite que assuntos pessoais e profissionais sejam tratados de maneira rápida e com eficácia - isso quando ele não fica fora do ar. Sua força é tremenda que o aplicativo praticamente substituiu as tradicionais ligações e sms’s - Como diz Inês Brasil: “Graças a Deus”.

Apesar de vários benefícios que o whatsapp nos proporciona, ele não deixa de ser uma ferramenta pessoal. Sendo assim, é muito importante conversamos sobre algumas regras de boas maneira para garantir um convívio social saudável. Não é verdade?

Agora responda com sinceridade: Você cobra respostas imediatas de assuntos que não sejam urgentes? Já enviou áudios acima de 03 minutos, onde só 10 segundos são aproveitados? E o que dizer do envio de correntes e orações nos grupos, você também já fez isso? Se você respondeu sim para todas as perguntas, lamento lhe dizer que você não está passando uma boa imagem.

Não se preocupe, eu também já cometi essas gafes, afinal sábio é aquele que aprende com seus erros. Como tudo que é bom merece ser compartilhado, eu trago aqui no blog #tas 11 dicas de Boas Maneiras para Usar no Whatsapp. Leia todas com atenção, anote-as e se consagre na vida.

Sem mais delongas. Vamos lá! #PartiuBoasPráticas.

Dicas de Etiqueta no Whatsapp | Visualizo, não nego. Respondo quando puder - Blog #tas



#O que é Etiqueta?

Etiqueta nada mais é um código de relacionamento que permite a você manter a harmonia dentro de um ambiente social e profissional. Quem conhece algumas dessas regrinhas básicas de conduta, tem grandes chances de sucesso no campo pessoal e profissional.

É muito importante deixar bem claro que o principal objetivo de ter um conhecimento de etiqueta é garantir o respeito com o próximo e jamais, eu disse jamais, constranger o outro. Então deixe esta premissa fixada em sua mente. Tudo bem?

#11 Dicas de Boas Maneiras para Usar o Whatsapp

Individual:

01-Primeira Conversa: sempre que for conversar com alguém pela primeira vez, tome um certo cuidado. Lembre-se que você é um estranho para outra pessoa e você está entrando na vida íntima dela. Qualquer tratamento ou palavra errada, pode garantir um belo bloqueio e sua imagem manchada. Para não ter erro, siga a regra do CAIED (Cumprimentar, Apresentar, Informar, Explicar e Despedir) - eu montei esse Mnemônico para ajuda-lo na memorização desta regra.

Exemplo:
-Bom dia/Boa tarde/Boa noite (Cumprimentar)
-Me chamo Fulano  (Apresentar)
-Eu li o anuncio de seu curso sobre Marketing Digital. (Informar)
-Fiquei interessado e gostaria de obter mais informações sobre ele (Explicar)
-Fico no aguardo de sua. Resposta. Tenha um bom trabalho. (Despedir)

Lembre-se de ser o mais breve possível em sua mensagem e aguarde a resposta, sem cobranças.

02-Assuntos Profissionais: sem sombra de dúvida esse aqui é o mais visto com frequência. Então assuntos relacionados a trabalho devem ser tratados em horário de trabalho. Passou do horário, só envie mensagem se for algo de extrema urgência, e se desculpe pela mensagem. Todos possuem suas vidas pessoais que não devem ser perturbadas.

03-Se visualizar responda: muita atenção. Responda conforme as seguintes situações:

-está livre: responda; -não sabe a resposta: escreva que irá verificar e que retorna depois; -está ocupado: diga que não pode falar no momento e que retornará assim que se desocupar.

04-Não cobre resposta de imediato: procure se colocar no lugar da pessoa. Talvez ela esteja trabalhando, estudando, em reunião, no meio de uma conversa particular, entre outras situações. Não envie seguidos pontos de interrogações -essa atitude dá entender que você é uma pessoa caprichosa. Aguarde. Se o assunto for de extrema urgência, caso de vida ou morte, ligue - e passe sua informação de forma objetiva.

05-Não mande Aúdio: é algo muito prático? Sim. Economiza tempo? Sim. Então por que não posso mandar áudio? Porque muita das vezes a outra pessoa não vai poder escutá-lo. Além da mensagem de texto ser mais leve recebê-la, ela não demora para baixar. Só envie áudio em último caso e que não ultrapasse 30 segundos.
Agora pare e pense, o tempo que você mandaria um áudio de 5 minutos, não seria melhor ligar para a pessoa? E sem contar que a maioria dos áudios longos praticamente apenas 15 segundos são aproveitáveis. Então tenha bastante cautela.


Dicas de Etiqueta no Whatsapp | Audios - Blog #tas



Grupos:

06-Compartilhe tópicos relacionados ao grupo: cá entre nós, não faz menor sentido você fazer parte de um grupo de aperfeiçoamento de Inglês e você mandar um vídeo íntimo de alguma celebridade que vazou, não é verdade? Então evite o envio de qualquer conteúdo que não faça parte do assunto. Isso vale para aquelas correntes irritantes que além de afetar de forma negativa sua imagem, corre o risco de você ainda ser excluído do grupo. Tenha foco e procure respeitar as regras do grupo. Tenha bastante atenção.
07-Cuidado com brincadeiras com níveis de chacota: ssa atitude é a principal causadora de discórdias nos grupos de whatsapp. Muitas amizades já foram desfeitas por conta de zombarias. Cuidado! Muitas das vezes a pessoa não está num bom dia, ou está passando por alguma dificuldade. Por mais que você tenha intimidade com todos, evite-as.

08-Não seja rude com as pessoas: esse tópico complementa o anterior. Se alguém disse algo que você não gostou, não fale nada e siga os seguintes passos:

-Respire; -Dê um tempo e não olhe as mensagens do grupo por alguns minutos -Quando retornar trate a pessoa com educação quando ela falar com você; -Se achar necessário converse numa boa no privado com a pessoa.

Acredite, quando você não revida uma grosseria, automaticamente você sinaliza que a pessoa foi inconveniente.

09-Não discuta por motivos tolos: a mesma dica do tópico 08 vale para este. Se alguém agredir você verbalmente, não prossiga. Esfrie a cabeça. Se for conversar, que seja no privado. Discutir na frente de outras pessoas além de ser falta de educação, é uma atitude imatura e afeta negativamente sua imagem. Evite.


Obs: Caso a pessoa insista na agressão, comunique no privado do administrador que está saindo do grupo e agradeça-o pela compreensão.


10-Evite conversar apenas com uma pessoa: se você está em um grupo não faz o menor sentido você conversar apenas com uma pessoa. Assim como na vida real, essa atitude também é considerada uma falta de educação em grupos de whatsapp. Se desejar tratar sobre algum assunto em particular, vá até o privado da pessoa e converse por lá.

11-Não encaminhe mensagens antes de verificar a fonte: muito cuidado com mensagens de pedidos de doações de sangue, de divulgações de possíveis criminosos. Sempre verifique a fonte. Como? Da seguinte maneira:

-Doações de Sangue: pergunte a quem que enviou se ela conhece pessoa mencionada e qual grau de amizade ou parentesco entre eles; -Possíveis criminosos: só divulgue aqueles cuja fonte seja de mídias confiáveis (jornais e portais da internet), caso o contrário, não passe adiante. Muito cuidado, já tivemos casos de pessoas que foram agredidas ou prejudicadas por conta de um boato.

Infelizmente existem pessoas de má-fé e precisamos investigar a veracidade das informações que chegam até nós.


Dicas de Etiqueta no Whatsapp | Grupo Whatsapp | Textos Longo - Blog #tas



Ao colocar estas dicas em prática você notará uma melhoria bastante considerável em sua vida. Lembra da frase "Faça ao próximo o que gostaria que fizesse a você mesmo"? É justamente isso que acontecerá. Quando você age com respeito, automaticamente você será respeitado. Essa regra vale para os inimigos, principalmente de trabalho. Você não é obrigado a amá-los, mas respeitá-los é necessários.

Espero que essas dicas ajude você em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Compartilhe esse post com seus parentes e amigos e ajude espalhar essas boas práticas que fazem a diferença em nossas vidas.

Para se aprofundar um pouco mais sobre as regras de etiqueta, recomento este livro da autora Claudia Matarazzo. Além de ser uma leitura gostosa, vale muito a pena o conhecimento adquirido. Brevemente terá resenha deste livro aqui no blog #tas. Aguarde!


Indicação do Blog:

Amazon | Ebook
Agora quero saber de você, me conte se você já cometia essas gafes mencionadas neste post? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente.

Caso você queria ver outros post sobre Regras de Etiqueta, deixe sua sugestão nos comentários embaixo.

Espero que você tenha gostado do assunto.

Até o próximo post!


Fonte: Empresas Vale, Bruno Figueredo e Claudia Matarazzo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.