Boys (Jongens, 2014) | Review | Blog #tas


Boys (Jongens, 2014) é um filme sobre a descoberta da sexualidade de forma delicada e poética. 

É interessante como um filme que trata sobre descobertas, chame bastante atenção, principalmente quando ele é trabalhado dentro de um perspectiva leve e poética. Assim podemos resumir Boys (Jongens, 2014). Um filme LGBT independente, produzido para a televisão holandesa, que te conquista pela narrativa cuidadosa e delicada, em abordar a fase de descoberta da sexualidade de um adolescente. Mérito este pertencente a Mischa Kamp, uma diretora veterana da televisão holandesa, que por estar acostumada a trabalhar com o público infantil, conseguiu dar um tom inocente, e sem malícia, à narrativa.


Confira nossa review e entenda por que o filme foi bastante aclamado pela crítica e leh garantiu algumas premiações nos festivais holandeses. #Partiu

Ko Zandvliet e Gijs Blom | Boys - 2014
(Ko Zandvliet e Gijs Blom | Boys - 2014)
#Sinopse

Sieger (Gijs Blom) é adolescente de 15 anos que participa do time de corrida de revezamento de sua cidade. Apesar dele ser um garoto tranquilo, o conflito entre seu pai e irmão é algo que o incomoda bastante, desde falecimento de sua mãe. Esta situação torna-se um gatilho para ele se aperfeiçoar cada vez mais no esporte. E é durante os seus treinos que ele conhece o Marc (Ko Zandvliet), um rapaz divertido e espontâneo. Além do companheirismo em equipe, aos poucos, os dois vão desenvolvendo uma grande amizade - fazendo com que Sieger esqueça um pouco do clima desconfortável de sua casa.

Sieger e Marc durante os treinos | Boys - 2014 | Blog #tas
(Sieger e Marc durante os treinos | Boys - 2014)
Porém Marc cultiva um carinho muito grande por Sieger. Ao perceber sua reciprocidade, o garoto começa a avançar nas investidas, até conseguir beijá-lo. Sieger se sente bem com a presença de Marc e corresponde esse carinho, mas acaba não sabendo lidar com essa fase de descobertas, principalmente por não ter ninguém para compartilhá-las. E as incertezas aumentam quando ele descobre que Marc está apaixonado por ele.

Gijs Blom é Sieger | Boys- 2014 |Blog #tas
(Gijs Blom é Sieger | Boys- 2014)
#Impressões

Conforme falei no início, o filme irá trabalhar de forma poética a fase descobertas de Sieger. Por mais que o tempo duração seja bem curto, conseguimos desvendar as camadas dos dois garotos dentro de uma perspectiva inocente.  Sendo assim, você não irá encontrar cenas ousadas ou que explorem a sexualidade dos dois. Aqui o foco principal é entregar uma história com atuações concentradas em expressões faciais e corporais, para convencer o público que realmente há uma conexão entre eles.

Sieger e Marc se divertindo numa cama elástica | Boys - 2014 | Blog #tas


Apesar dos pontos positivos, existem alguns elementos que incomodam no filme. Em certos momentos você percebe o desvio do foco no meio da história. Ora você se depara com o drama familiar de Sieger, ora com as incertezas de seus romance com Marc. E conforme vai avançando, você sente que falta algo a mais que complemente o enredo. Porém, o filme cumpre com o papel proposto, abordar a fase da descoberta de forma romantizada, fugindo um pouco dos padrões conflituosos que estamos acostumados a ver em outros filmes, que possuem a mesma temática.

Marc recebendo as desculpas de Sieger | Boys - 2014 | Blog #tas

O filme possui uma boa fotografia e cenas bem marcantes como o do primeiro beijo entre dois, a fuga durante a noite para irem à praia e o empurrão que Sieger dá em Marc para que ele saia de seu caminho - com medo que seu irmão descobrisse. Inclusive esta cena, apesar de não ter agressão física, machucou profundamente os sentimentos de Marc, ao ponto de você se comover com a situação. Vale mencionar que o ator Gijs Blom foi ótimo ao concentrar a decepção de seu personagem pelo olhar – expressão muito bem trabalhada, por sinal.

Ko Zandvliet é Marc | Boys - 2014 | Blog #tas
(Ko Zandvliet é Marc | Boys - 2014)

Boys te entrega um história envolvente, sem pretensões em ser ousada, com uma fotografia atraente, com uma trilha sonora agradável e com atores carismáticos. Te conquista pela delicadeza e leveza. Não foi à toa que este filme foi exibido e premiado em diversos festivais holandeses e que merece fazer parte de sua lista de filmes.

Inclusive me conte como foi sua experiência assistir este filme? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente. Se você gostou deste post,  compartilhe com seus amigos divulgue e  aumente o debate sobre o filme .

Até o próximo post ;)


Boys (Jongens, 2014) Capa do filme | Blog #tas

Ficha Técnica:
Título Original: Jongens
Direção: Mischa Kamp
Elenco: Gijs Blom, Ko Zandvliet, Jonas Smulders
País: Holanda
Ano: 2014

O Filme Ganhou:
O filme levou 4/5 medalhas #tas | blog #tas
(4/5 medalhas #tas)

Trailer :


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.