• Onde está Segunda? (Original Netflix) | 05 Assuntos Abordados no Filme | Blog #tas


     Onde está Segunda? (Original Netflix) | 05 Assuntos Abordados no Filme | Blog #tas

    "Onde está Segunda?" O Sci-Fi promissor da Netflix que irá consagrar Noomi Rapace interpretando 07 irmãs gêmeas. 


    O Streaming mais popular do mundo não poupa na ousadia em lançar produções originais. E o material dessa vez é “Onde está Segunda? - What Happened to Monday?, título original. Desta vez trazendo uma pegada Sci-Fi com discussões dignas de debates e reflexões sobre questões políticas, sociais e filosóficas.

    A história se passa em um mundo distópico onde a corrida pela sobrevivência do sistema imposto é a regra principal. A atriz Noomi Rapace protagoniza 07 irmãs gêmeas idênticas, cada uma com suas personalidades e aparências, que representam a sua identidade individual. Podemos dizer que é um papel bastante ousado, mas com uma performance digna de consagração.

    Para você entender toda a dinâmica do filme, vamos dar uma olhada no enredo de “Onde está Segunda?”.



    #Sinopse

    O mundo está passando por grandes impactos negativos, ocasionados pelo crescimento populacional em grande escala. A solução encontrada era a implantação de uma “Lei de Alocação Infantil”, onde quem tivesse mais de um filho, o mais velho era encaminhado para o processo de hibernação. A medida gerou um caos social que qualquer resistência resultava em consequências arbitrárias.

    Diante desta situação, Terrence Setman (Willen Dafoe) precisa cuidar, em segredo, de suas 07 netas que perderam a mãe após o parto. A ajuda de um dos médico, foi o que possibilitou o avô a ocultar qualquer informação sobre o nascimento dos bebês. Foi dado início a um processo árduo de educação, dentro de um regime bastante arriscado, onde qualquer falha poderia arruinar com a vida de todos.



    Cada uma das garotas receberam como o nome, um dia da semana  - Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo - e só poderiam sair nos dias correspondente aos seus nomes. Todas foram treinadas a viverem uma única pessoa nas ruas, Jarren Settman. Todas elas possuem uma pulseira de identificação adulterada, além de carregar a informação de serem filhas únicas, tinha uma microcâmera para gravar todos os fatos que presenciavam durante o dia. A noite, todas as informações que foram coletadas, eram repassadas às demais para dar continuidade ao disfarce.

    Tudo estava correndo bem até o desaparecimento misterioso da irmã segunda-feira. Iniciando aí a busca de respostas e descobrir “Onde está Segunda?”.



    O filme possui um clima bastante tenso e segue os moldes dos filmes de ação da década de noventa: correria, mistério e conspiração.

    Partindo dessa premissa do enredo, vamos conhecer agora os 05 assuntos abordados no filme.

    #05 Assuntos Abordados no Filme

    01 - Crescimento Populacional

    Logo no início temos um prólogo sobre o mundo está vivendo impactos negativos  ocasionados com o crescimento populacional: a escassez dos recursos naturais e a degradação ambiental. É apresentado ao espectador a atmosfera conflituosa em que o filme está baseado, para compreensão das medidas que serão tomadas a partir dela.

    02 - Erradicação vs Prevenção

    Conforme vimos na sinopse, a “Lei de Alocação Infantil” consiste na formação das famílias apenas de filhos únicos. E todo aqueles que não seguiam as normas impostas, entravam no sistema de encaminhamento para hibernação. Atitude essa que levanta os seguintes questionamentos:

    • Erradicar para controlar?
    • Um crime pode ser justificado por uma lei?
    • A retaliação é necessária ao invés da prevenção?

    A comovente cena da retirada do filho mais velho de uma mãe de forma brusca, serve de gatilhos para discussões e debates em torno deste assunto polêmico.



    03 - O Papel da Família

    Aqui no filme temos o papel da família sendo representado como um refúgio, uma fortaleza, uma fortificação dos valores e objetivos. A cena em que nos deparamos com as 07 facetas de Noomi Rapace, com suas características individuais, fortifica que apesar de suas diferenças ideológicas, há um elo familiar forte.



    04 - Sacrifícios

    Para garantir a sobrevivência ao regime opressor, as irmãs precisam manter um estilo de vida bastante peculiar. Desde saídas em dias específicos, à assumir uma personalidade carregada de detalhes minuciosos que não poderiam deixar passar despercebidos. A cena em que o avô comenta que “tudo que acontece com alguma de vocês, reflete nas outras”, caracteriza muito bem que a sobrevivência depende de sacrifícios, que aqui no caso abrir mão de sua individualidade para viver na sociedade.



    05 - Segredos

    Este ponto é o mais nítido em toda a história. O filme aborda que independente da situação em que uma sociedade vive, todos possuem seus segredos. Percebemos isso conforme a história vai avançando e é apresentado os bastidores da Lei de Alocação Infantil. Temos neste momento os seguintes questionamento: “até onde o ser humano é capaz para manter um segredo? E se existem limites para mantê-lo em segurança?” O senso de moral e ética vem à tona conforme os fatos vão sendo apresentados.



    Onde está Segunda? é um filme com um enredo bastante dinâmico, com elementos previsíveis, porém envolvente em todas as decisões tomadas pelas irmãs, assim como suas consequências. Eu costumo dizer que o clichê é permitido livremente nos filmes, desde que seja bem trabalhado, e foi justamente o que tivemos aqui. Um trabalho rico visualmente e com seus atos dramáticos, cômicos e de ação muito bem sincronizados. Além de ser uma história que precisa ser vista, é um dos acertos que a Netflix entregou em 2017, em termos de filmes originais.


    Ficha Técnica

    Título Original: What Happened to Monday?, 2017 - Estados Unidos
    Direção: Tommy Wirkola
    Elenco: Noomi Rapace, Glenn Close, Willem Dafoe, Marwan Kenzari
    País: EUA
    Ano:2017
    Canal: Netflix

    O Filme Levou:

    (5/5 medalhas #tas)


    Agora quero saber qual foi sua experiência com o filme “Onde está Segunda?”. O que você achou? Você identificou algo mais que eu não tenha mencionado aqui? Deixe seu comentário.

    Se você gostou, compartilhe este post nas redes sociais e aumente o debate em torno do filme.
    Até o próximo post ;)

    Trailer:



  • Leia Também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário