• Vinícius no Mundo dos Toalhas Brancas | 05 Ensinamentos do Livro | Blog #tas

    Vinícius no Mundo dos Toalhas Brancas | 05 Ensinamentos do Livro | Blog #tas

    Vinícius no Mundo dos Toalhas Brancas: O Sex and The City brasileiro do universo LGBT.




    Se você está procurando uma história que retrata um pouco do cotidiano de forma realista e que desperte várias reflexões, então este livro é para você. “Vinícius no Mundo dos Toalhas Brancas” fala de insatisfações, comodismo, autodescobrimento, medos e mudanças de um personagem muito próximo do real.


    Mas Por que No Mundo dos Toalhas Brancas?


    Logo no início do primeiro capítulo descobrimos a resposta. O termo “toalhas brancas”, nada mais é que uma metáfora dos frequentadores de saunas gays, que estão em busca de encontros casuais – na maioria das vezes.


    Uma sauna pode ser uma casa de prazer para o homem gay. Isso porque a sauna do homem heterossexual se chama puteiro. A da mulher homossexual se chama bar com shows de covers da Ana Carolina. E a da mulher heterossexual se chama pote de sorvete com um filme Ryan Gosling.


    A definição pode soar um pouco estereotipada, mas na realidade é uma forma de simbolizar as válvulas de escape que proporcionam prazer ao ser humano, conforme o estilo de vida de cada um – porém não é uma regra.


    Durante os 36 capítulos o autor Rafael Farias Teixeira, convida você a fazer uma viagem reflexiva dentro da vida de Vinícius – o protagonista, que está insatisfeito com sua situação profissional e pessoal. Aqui acompanhamos suas aventuras e estratégias utilizadas para não encarar as dificuldades de frente. Porém um problema não resolvido, apenas camuflado, no final acaba tendo consequências devastadoras.


    Essa era minha vida. Quando a segurança da minha rotina foi abalada por um grande acontecimento, percebi que ela era uma grande sauna. Um mundo de Toalhas Brancas. De pessoas indo e vindo, com comportamentos iguais e sem vontade nenhuma de mudar. Com medo de mudar, na verdade. Satisfeitos em viver da mesma forma. Sempre.


    Então o único caminho a ser trilhado é fazer mudanças, mas como dar o primeiro passo? É durante a leitura que descobrimos a trajetória trilhada por Vinícius. Dentro de um enredo semelhante a série Sex and the City, com encontros, desencontros, família e relações íntimas.


    Chega de delongas, e vamos conhecer um pouco da história e suas lições. #partiu


    #Sinopse:


    Vinícius tem 25 anos e está insatisfeito profissionalmente. Após o fechamento da revista Central, em que ele era responsável pelo jornalismo cultural, ele foi realocado para uma revista direcionada ao público masculino chamada Instinto, com publicações relacionadas a futebol, carros e mulheres. Ao invés de considerar a mudança um desafio, e a chave para ir atrás do que ele almejava, Vinícius preferiu cair no comodismo e acreditar que não havia o que fazer.


    Conforme era encaminhado a fazer uma matéria externa, se desestimulava cada vez mais. A insatisfação era tão grande que ele não conseguia enxergar os novos horizontes e possibilidades que o mundo tinha a oferecer. É a partir daí que embarcamos na viagem do auto descobrimento de nosso protagonista.


    Com o passar do tempo, não dá mais para ficar chorando pelo leite derramado. Você precisa levantar e ir pegar outro copo.


    Agora que você já conhece o enredo do livro, vamos agora conhecer as 05 ensinamentos presentes no livro. Vamos lá?
    05 Ensinamentos do Livro:


    01 – O Egoísmo bem na Sua Cara


    Vinícius apresentou um perfil bastante comum que a maioria das pessoas têm, de se poupar de sofrimento. Uma estratégia aparentemente inocente, porém quando afeta outras pessoas, principalmente aquelas que amamos, é necessário fazer uma análise criteriosa.

    E no caso de Vinícius, o poupar se tomou algo unilateral, desenvolvendo uma característica egoísta. Uma doença presente em sua família, foi a causa para trilhar um caminho que deixasse seu senso coletivo de lado. Porém as reflexões aprofundadas e o reconhecimento da situação preocupante, o permitiu fazer mudanças.


    Você deixou de se Importar, quando descobriu o que é ser livre.


    02 – O Comodismo é um Perigo


    Vinícius define o comodismo como um instinto de defesa do ser humano. O medo de mudar, assim como suas consequências, são os fatores que impulsionam esse estado prejudicial do indivíduo – lidar com o incerto, muitas das vezes, torna-se algo apavorante. E a solução encontrada é se apegar naquilo que evite decepções.


    Porém, a medida que esse comodismo vai se prolongando, as percepções vão ficando inertes, e dificultam o reconhecimento do potencial para o crescimento na vida.


    Ás vezes perdido é melhor do que estar em algum lugar ao qual você não pertence.


    03 – Esconder Problemas, é um Problema.


    Outra característica bastante comum entre as pessoas, e presente em Vinícius, é não enfrentar os problemas. Essa atitude é muito bem exemplificada, quando o protagonista procura usar instrumentos de fuga ao invés de analisá-los e encontrar uma solução, para fechar estes ciclos.


    As válvulas de escape utilizadas pelo protagonista, são representadas pela torta de Maçã – açúcar para adoçar a vida, e a Sauna – o seu templo antiestresse. Porém estas estratégias de fuga possui consequências devastadoras, porque apenas camufla os problemas e não os resolvem – criando um efeito bola de neve.


    Esquecer-se para sempre daquilo que precisa de conserto, geralmente vem cobrar seu preço mais tarde.


    04 – Aquela tal Reforma Íntima


    A maioria das situações que Vinícius passa, são analisadas com ele se fazendo de vítima – alegando que ninguém o compreende. Porém essa concepção vai sendo desconstruída, conforme outras pessoas surgem em seu caminho provando que não existe um culpado, mas diversos fatores que contribuem para uma determinada situação.


    Em um dos seus momentos de superação, Vinícius começa a rever seus conceitos, valores e atitudes, e reconhece que assumir riscos faz parte da vida, assim como se colocar no lugar do outro.


    Você precisa parar de se culpar pelas coisas que estão fora do seu controle, irmão, e correr atrás de coisas que você pode mudar, antes que seja tarde demais.


    05 – Eu, você e o Altruísmo


    Após um momento muito delicado em sua vida, Vinícius se surpreende com as pessoas que ficaram ao seu lado, para ajudá-lo em sua recuperação. Essa atitude fez com que o rapaz entendesse o real sentido do altruísmo – se colocar no lugar do outro, e enxergar como essa atitude é necessária para viver da melhor forma possível – oferecendo aquilo que você tem de bom às pessoas.


    As pessoas que você ama já estão aqui. Agora esse é o próximo passo.


    Lição Bônus: Sonhos são necessários


    Com certeza esta lição não poderia deixar de ser mencionada, por isso ela foi classificada como bônus.


    Depois de vários altos e baixos, aprendizados e autodescobertas, Vinícius reconhece que ter sonhos são importantes para o crescimento do indivíduo. As conquistas são realizações pessoais e intransferíveis. Através da avaliação de seus esforços, ousadia e risco que reconhecemos que o mérito é todo seu, e que nada nesta vida é impossível.

    Vinícius deixa bem claro que é normal sentir medo quando se vai trilhar um novo caminho, porém devemos meter a cara e enfrentá-lo. E por mais que o caminho seja longo e precise passar por várias etapas, tenha em mente que você estará construindo o seu caminho de pedras. Então não deixe de sonhar e traçar suas metas de vida.


    Um sonho precisa ser seu para te manter durante cada dia. E a certeza só vem quando finalmente você adota esse sonho como realmente seu.


    “Vinicius no Mundo dos Toalhas Brancas” é um daqueles livros que permite ao leitor exercer o papel da consciência do protagonista. Você ri, se aborrece, se sensibiliza e vibra com todas as fases de Vinícius. É muito interessante como as camadas se desenvolvem com maestria e de forma sincronizada. É uma história carregada de sinceridade e sensibilidade. Sem sombra de dúvida este é um livro que merece está em sua cabeceira e ser lido sem moderação.



    Ficha Técnica:


    Título: Vinícius No Mundo dos Toalhas Brancas
    Autor: Rafael Farias Teixeira
    Editora: Amazon
    Ano: 2016
    Saiba mais: Amazon
    O Livro Ganhou:

    (4/5 medalhas #tas)



    E você já leu Vinícius No Mundo dos Toalhas Brancas? O que você achou? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência de leitura. Fique a vontade.


    Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos e aumente os debates saudáveis em torno dos assuntos abordados no livro.


    Até o próximo post ;)

  • Leia Também

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário