Pennywise | Stalkeando o Palhaço Assassino | Blog #tas

capa| Pennywise| Blog #tas

Suas dúvidas sobre Pennywise acabaram. Vem stalkear o palhaço assassino mais famoso do cinema. Confira agora sua ficha completa.


It: A Coisa (It, 2017) chegou aos cinemas mostrando a principal essência da narrativa de Stephen King, a de uma história interpretativa e carregada de emoções. Apesar do escritor ser considerado o mestre do horror, seus romances vão muito além da manipulação do medo do leitor, e se destacam pelas fortes descrições ambientais, físicas e psicológicas de seus personagens, tudo para proporcionar uma experiência marcante.

Várias de suas obras foram adaptadas para filmes e séries. Porém a maioria delas apresentavam um enredo superficial e, muitas das vezes, o roteiro não correspondia com a principal mensagem que a história passar - tornando as versões bibliográficas superiores das audiovisuais. E de certa forma,  estes deslizes refletiam negativamente a imagem  de Stephen King, principalmente aqueles que nunca tiveram contato com uma de suas obras - tendo uma imagem distorcida de sua narrativa.


Felizmente toda regra tem sua exceção. Graças a Andy Muschietti, It: A Coisa entregou um trabalho rico e satisfatório. Provando que um estudo aprofundado, colhe bons resultados - neste caso o universo de Stephen King.O sucesso foi tanto, que o longa arrecadou mundialmente U$ 179,2 milhões em apenas três dias. E sem perder tempo, a Warner Bros já confirmou para o dia 06 de setembro de 2019,nos EUA, o lançamento da segunda parte. Só nos restar esperar, né verdade?

Porém, enquanto esse lançamento não chega, vamos stalkear o palhaço mais horripilante do cinema e conhecer um pouco mais de sua intimidade. Sendo assim, pode entrar Pennywise. :D


Inspirado em um Assassino Real

Provavelmente você não sabia disso. Sim o palhaço Pennywise é inspirado em um serial killer real, chamado John Wayne Gacy, que fez um total de 33 vítimas, todos jovens do sexo masculino. O maníaco cometia todo seus crimes vestido de palhaço. As vítimas eram capturadas, torturadas psicologicamente e fisicamente, abusadas sexualmente e em seguida tinham seus corpos enterrados no porão da casa do assassino. A história é muito forte e pesada, então não entrarei em detalhes. Mas caso você queira saber sobre o caso, clique aqui.


O Palhaço Pennywise

Passando para o Universo de It: A Coisa, temos o palhaço Pennywise, uma criatura que se alimenta do medo das pessoas. E para capturá-las, a Coisa tem a capacidade de mudar sua forma física, ler pensamentos, estar em vários lugares ao mesmo tempo e possivelmente causar câncer em alguém - esta ameaça mencionada no livro. Apesar dessas habilidades extraordinárias, nada disso o torna indestrutível. Para você entender o por quê, vamos começar baixando sua ficha completa. Vamos começar com sua origem.

01-Surgimento

Pennywise surgiu na Terra há milênios, em um evento cataclísmico, semelhabte uma colisão de um asteroide, no local que futuramente se tornaria Derry, no estado do Maine - onde ocorre a história. Durante muito tempo, esta criatura esperou o surgimento da raça humana para iniciar seu processo alimentar. Sendo assim, a cada 25 e 30 anos, a Coisa acorda para caçar durante um ano. Em seguida ela entra em estado de hibernação, para fazer sua digestão.

2-Forma Física

Pennywise pode assumir várias formas físicas, a partir do medo de suas vítimas. Porém a sua forma de palhaço é a mais conhecida, pela facilidade em atrair crianças - sua presa preferida. Esta preferência se deve porque os medos infantis são mais fáceis de serem transformados - lobisomem, vampiro, monstro da lago, entre outros. Diferente dos adultos que possuem medos abstratos (sem formas) como falência, solidão, separações, decepções, entre outros. E este processo de assustar, antes de devorar, nada mais é que o tempero à carne humana, ou seja, o susto é o sabor a mais à sua comida.

Você deve estar se perguntando: Se a Pennywise pode assumir várias formas, então qual é a sua forma real?

Infelizmente não existe uma definição para sua forma real. Tudo porque a Coisa vem de um reino muito além de nosso plano físico, chamado "Deadlights". O local é tão fora do comum que caso um ser humano chegue até lá, perde completamente sua capacidade mental. Sendo assim, a figura que mais se aproxima de sua forma real é a de uma aranha.



3-Habilidades

Outro fator interessante, é a sua capacidade de influênciar psíquicamente as pessoas. Quando não consegue provocar o medo em suas vítimas, a Coisa consegue fazer com que elas pratiquem o mal em seu lugar. Inclusive a falta de percepção e o esquecimento são outras habilidades que Pennywise domina com facilidade. Por isso quando o cabaré tá pegando fogo, os moradores de Derry não percebem o que está acontecendo, ou esquecem do desaparecimento das crianças.

Mas apesar de todas estas habilidades, Pennywise não é indestrutível. Ao assumir outras formas, ele adquire tanto forças físicas, quanto suas fraquezas. Sendo assim, a Coisa pode ser ferida, multilada, até mesmo destruída. Inclusive ele fica  bastante vulnerável aos ataques surpresas, durante seu período de hibernação.


Os Ciclos da Coisa

Vimos no início que Pennywise desperta a cada 25 a 30 anos, para se alimentar. Porém esse despertar é provocado por uma grande tragédia, ou vice-versa. Sendo assim, é necessário que aconteça uma catástrofe, para que a Coisa acorde - seja provocado por ela, ou pelo próprio ser humano. Logo abaixo temos alguns registros de suas aparições, com suas respectivas tragédias:

1715 – 1716: A Coisa desperta
1740 – 1743: A Coisa desperta e cria um reinado de terror de três anos que termina com centenas de pessoas desaparecidas na cidade de Derry.
1769–1770:A Coisa desperta
1851: A Coisa desperta quando um homem envenena sua família e depois comete suicídio comendo um cogumelo altamente venenoso, causando uma morte horrível.
1876 – 1879: A Coisa desperta e volta a hibernar após um grupo de lenhadores ser encontrado morto.
1929 – 1930: A Coisa desperta quando um grupo racista semelhante ao Ku Klux Klan queima um bar noturno afro-americano. Um dos sobreviventes é Dick Halloran, o cozinheiro iluminado do livro “O Iluminado”
1957 – 1958: A Coisa desperta durante uma grande tempestade. São os eventos que dão início a história do livro.
1984 – 1985: A Coisa desperta novamente quando um grupo de homofóbicos assassina um casal gay, jogando um dos homens de uma ponte, eventos que realmente aconteceram no Maine. É a segunda parte do livro, que finaliza a história da “A Coisa”.

Crossover ou Menções em outras Histórias

A coisa não limita suas aparições apenas na obra It: a Coisa. Outros livros de Stephen King mencionam Pennywise, ou descrevem algum detalhe que fazem parte do universo de It como: Os estranhos (1993), Insônia (1994) e o Apanhador de Sonhos (2001). Esses e mais outros detalhes, assim como de outras obras de Stephen King, você encontrará no site  stephenking.com.br, dê uma conferida, que o conteúdo é valioso.



E aqui finalizamos nosso “Stalkeando” com o Palhaço Pennyse. Você já conhecia algum destes detalhes? Ficou mais claro sobre a origem da Coisa? Deixe seu comentário e me conte, compartilhe suas idéias, fique a vontade.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e ajude-os a conhecerem mais um pouco Pennywise.

Até o próximo post ;)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.